search 2013 adfgs
15/09/2010

Novos cemitérios: melhor ficar de olho

Da Agência Brasília:

A definição de áreas para a construção de novos cemitérios no Distrito Federal foi a pauta debatida pelos participantes do Conselho do Fundo Único do Meio Ambiente (CAF/Funam), na quinta-feira (9/9). O grupo aprovou o financiamento de estudos em diferentes regiões administrativas.

A empresa vencedora será contratada por meio de licitação e fará levantamentos geológicos nas localidades, avaliando características físicas de impermeabilidade, variação do lençol freático e infiltração do solo. Os estudos devem ser concluídos até o fim de 2011.

Ao todo, foram apontadas 12 áreas, que foram definidas por um grupo de trabalho coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (Seduma). O Ibram, a Terracap, as Secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde também compõem a comissão.

Comento:

Eis mais um tema em que é necessário a sociedade ficar de olho, para evitar que interesses terceirizados se sobreponham mais uma vez ao interesse público.

Uma das áreas onde planejam construir um cemitério fica a poucos metros das QNRs e a apenas 6 quilômetros da Barragem do Descoberto, de onde sai a água que abastece 60% da população do DF.

Cemitérios são perigosos focos de contaminação e devem ficar o mais longe possível de área residenciais, nascentes, lençóis freáticos e reservatórios de água.

Leia AQUI o que escrevi sobre este assunto em 09/08/2008.

Comentários

Comente