search 2013 adfgs
29/10/2010

Algumas propostas de Agnelo para Taguatinga estão equivocadas

Outro dia mostrei umas fotos de Taguatinga para um amigo argentino. Ele perguntou: onde fica isso? No Paraguai? É que Taguá realmente se parece muito com Ciudad del Este, um paraíso de muambeiros que fica na fronteira com o Brasil.

Lembrei dessa conversa ao assistir a este vídeo com as propostas de Agnelo Queiroz para a cidade:

Duas das propostas do candidato merecem algumas observações, a saber:

1) Túnel rodoviário:

Uma obra realmente necessária que, aliás, deveria ter sido feita na mesma época em que construíram o túnel do metrô. O perigo é aproveitarem a redução do fluxo de veículos na superfície, após a construção do túnel, para criar mais vagas de estacionamento. O melhor seria reduzir o espaço para veículos e ocupá-lo com calçadões para pedestres e mais áreas verdes.

2) Melhoria dos estacionamentos da Avenida Comercial:

Aquela avenida necessita de calçadas decentes e de arborização, não de estacionamentos.

O correto seria tomar como modelo o que foi feito recentemente na Avenida Paulista, em São Paulo (foto): reconstruir com material de boa qualidade as calçadas em toda a extensão da Avenida Comercial, alargando-as e uniformizando-as (e, claro, tornando-as acessíveis para cadeirantes), mesmo que para isso seja necessário sacrificar algumas vagas para carros. Com isso, caminhar por ali deixaria de ser a tortura que é atualmente.

Outra medida importante seria melhorar a iluminação, substituindo os postes atuais por outros com fiação subterrânea e duas luminárias: uma no topo, voltada para a pista, e outra em nível mais baixo, voltada para a calçada. Também ajudaria muito a melhorar o aspecto da avenida se os lojistas fossem convencidos a uniformizar o tamanho dos letreiros na fachada de seus estabelecimentos. A poluição visual ali é de matar.

Só com estas medidas aquilo lá poderia começar a merecer o nome de avenida.

Veja aqui outros exemplos de calçadas feitas no capricho:

Comentários

1 Comentário para “Algumas propostas de Agnelo para Taguatinga estão equivocadas”

    fabio
    27/03/2011 @ 20:26

    concordo plenamente contigo , calçadas descentes e arborização garantira uma qualidade de vida superior a todos moradores de aguatinga

Comente