search 2013 adfgs
08/09/2011

Distritais: inúteis em qualquer latitude

Do site Brasília 247:

Distritais faltam às sessões até no Canadá

Uma viagem que dá a oportunidade de conhecer novas políticas públicas, a chance de trocar informações com parlamentares de outros países e a possibilidade de discutir temas com personalidades reconhecidas mundialmente. Foi com esse discurso que cinco deputados distritais deixaram Brasília no sábado (3), rumo à Quebec, no Canadá, gastando pelo menos R$ 75 mil dos cofres públicos. A viagem, com duração de cinco dias, foi paga pela Câmara Legislativa e noticiada pelo Brasília 247.

Mas quatro deles resolveram aproveitar o feriado de 7 de setembro, apesar de a data não ser comemorada no Canadá. Em vez de participarem das atividades da XI Assembléia Geral da Confederação Parlamentar das Américas (Copa), o presidente da Câmara Legislativa, Patrício (PT); o vice-presidente, Dr. Michel (PSL); a presidente da Comissão de Ética, Celina Leão (PMN) e o presidente da Comissão de Educação e Saúde, Washington Mesquita (PSDB) foram passear em Montreal, cidade que fica a duas horas e meia de Quebec. A única a participar das atividades da Copa na quarta-feira foi Liliane Roriz (PRTB), que não embarcou com o grupo.

Os parlamentares se deslocaram de uma cidade a outra em um carro do consulado brasileiro em Montreal. Patrício confirmou a viagem ainda durante o deslocamento. Ele disse que tinham combinado um dia antes, por telefone, e justificou: “Vamos falar sobre democracia, paz e direitos humanos”. Não foi bem isso que aconteceu. Os distritais passearam em Montreal e participaram das festividades do 7 de Setembro em terras canadenses, enquanto deveriam estar participando das sessões da assembleia em Quebec. Segundo Dr. Michel, eles foram representar o Distrito Federal na solenidade em Montreal e foram recebidos pelo cônsul-geral brasileiro na cidade, Oswaldo Portella. “Fomos apresentados às autoridades e aos brasileiros que moram lá.”

A ausência dos deputados do DF no evento de Quebec foi notada pelos demais participantes porque o local reservado à comitiva de Brasília – na segunda fileira – ficou com quatro dos cinco lugares vazios. Os gazeteiros faltaram à sessão de abertura, na qual falou um ex-presidente da Costa Rica, Oscar Árias, e da reunião da Comissão de Educação, Cultura e Ciência e Tecnologia, programada para a parte da tarde. Nem mesmo Washington Mesquita, que é presidente da Comissão de Educação da Câmara, se preocupou em estar na comissão. Liliane disse que preferiu permanecer em Quebec por entender que a participação no evento era a prioridade da viagem. “Quando quero viajar a passeio saio de Brasília acompanhada da minha filha”, disse.

A programação desta quinta-feira incluiu duas reuniões: da Comissão de Democracia e Paz e da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Na quarta-feira à noite, no jantar, os quatro deputados que deixaram de trabalhar comemoraram o aniversário de Patrício.

Comentários

Comente