search 2013 adfgs
16/11/2011

Reprovados II

Do blog do José Cruz, no UOL Esporte:

Gol contra: o desperdício das oportunidades

Motivada pela escolha de Brasília para ser uma das 12 sedes da Copa do Mundo de 2014, a professora Ana Cristina Silveira Chaves idealizou o projeto “Um gol de educação na Copa de 2014”.

Para tanto, passou utilizar a estrutura do Centro Interescolar de Línguas, tradicionais instituições de ensino de idiomas para estudantes da rede pública, criado em 1975. O objetivo do projeto é formar estudantes que atuarão como voluntários, na recepção aos estrangeiros no Mundial de Futebol.

Com a realização do Campeonato Mundial de Patinação, até o próximo dia 27, em Brasília, a professora Ana Cristina decidiu colocar seus alunos à disposição do evento.

Afinal, aqui estão 1.080 atletas de 36 países, e intérpretes são muito bem-vindos, claro. Ganhariam os visitantes, os alunos teriam oportunidade para desenvolver o idioma que aprendem e valorizariam a recepção da Capital da República.

“Acreditamos que alunos de escolas públicas, falando um idioma estrangeiro fluentemente e com conteúdo será um excelente cartão de visitas do nosso país para o restante do mundo na ocasião da Copa de 2014”, explicou a professora. “É uma excelente oportunidade de mostrar a qualidade da educação no Brasil”

Em vão! Devido à precariedade financeira da organização do evento e o desinteresse do Governo do Distrito Federal em ser parceiro da competição internacional, os alunos não participarão como intérpretes.

As explicações oficiais estão neste ofício, assinado pela professora Ana Cristina, que publicamos na íntegra porque o link que remetia ao mesmo deixou de funcionar:

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE CEILÂNDIA
CENTRO INTERESCOLAR DE LÍNGUAS DE CEILÂNDIA
Memo Nº156/2011 Ceilândia, 08 de novembro de 2011.
Do: CILC
Para: SEEDF/ DREC/ CILs
Assunto: Cancelamento da participação dos voluntários do Projeto Um Gol de Educação na Copa de 2014 no Mundial de Patinação Artística

Informamos que a participação dos voluntários do Projeto Um Gol de Educação na Copa de 2014 no Mundial de Patinação Artística, que acontecerá no Ginásio Nilson Nelson, na cidade de Brasília, DF, no período de 13 a 27 de novembro de 2011, foi cancelada.

A organização do evento não disponibilizou transporte, alimentação e uniformes para os alunos, professores e coordenadores voluntários do
projeto, inviabilizando, dessa forma, a participação efetiva dos voluntários dos 8 (oito) Centros Interescolares de Línguas do DF – CILs (CIL 1 de Brasília, CIL 2 de Brasília, CIL Guará, CIL Taguatinga, CIL Brazlândia, CIL Gama, CIL Sobradinho, CIL Ceilândia) no referido evento.

Agradecemos a compreensão de todos que se prontificaram a participar, esperando contar com sua disponibilidade para futuros eventos do interesse do projeto.

Atenciosamente,

Ana Cristina da Silveira Chaves – mat. 25. 301-4
Idealizadora e coordenadora do projeto junto à SEEDF

Comentários

Comente